Merval da Globo cobra de Rodrigo Maia análise dos pedidos de impeachment de Bolsonaro

Jair Bolsonaro e Rodrigo Maia. Foto: Wikimedia Commons

Da coluna de Merval Pereira no Globo:

Como a democracia nos Estados Unidos, apesar dos últimos acontecimentos, continua sólida, a notícia saiu na edição digital do New York Times sem grande destaque. Mesmo assim, é inusitada para os padrões deles a nota dos chefes-militares das Forças Armadas americanas garantindo a defesa da Constituição e repudiando os ataques ao Congresso ocorridos há dias em Washington. Garantem apoio à posse de Biden e pedem aos comandados, dentro e fora dos Estados Unidos: “Estejam prontos, mantenham os olhos no horizonte e permaneçam focados na missão”. Para nós, que temos uma democracia que tenta se consolidar em meio ao turbilhão autoritário liderado por um presidente que não tem respeito às leis, a nota dos generais americanos tem uma significação maior, e pode servir de exortação  aos nossos generais, que há muito tempo já convivem com ataques à democracia por parte do presidente Bolsonaro e suas milícias, e não se posicionam firmemente contra claros avanços autoritários.

Ao endossarem, ou ao menos parecer endossar, as agressões de Bolsonaro às leis e à civilidade, os militares tornam-se cúmplices de um governo responsável por inúmeros ataques à democracia, culminando com a repugnante politização da COVID-19 que colocou o país como o segundo com maior número de mortes totais, e faz com que, mesmo diante da tragédia revisitada de mais de mil mortes diárias em média, ele se sinta em condições de fazer piada sobre a suposta ineficácia da vacina Coronavac produzida no Instituto Butantan. (…)

Aqui entre nós, com mais de trinta pedidos de impeachment trancados na gaveta do presidente da Câmara, Rodrigo Maia, alega-se que não há ambiente político para a aprovação de um processo de impeachment, que perturbaria o cenário político. Depois de dois anos em que o próprio presidente perturba o equilíbrio institucional com declarações e atitudes inconcebíveis em quem ocupa a presidência da República, já está na hora de uma reação firme de repúdio, mesmo que o Centrão impeça a concretização do impedimento de Bolsonaro. Os políticos fisiológicos e os radicais de direita sairiam fortalecidos, mas desmoralizados.

Victor Dias

Victor Dias, 23. Jornalista. Trabalha no DCM desde 2020. Amante de esportes, política, degustação de comidas, musculação, filmes e series. Gosta de viajar e jogar tênis nas horas vagas, além de editar vídeos e participar de campeonatos competitivos de FIFA, desde 2017.

Disqus Comments Loading...
Share
Published by
Victor Dias

Recent Posts

Madonna fez doação milionária ao RS, diz colunista

No último sábado, Madonna fez história ao reunir mais de 1,6 milhão de pessoas na…

33 minutos ago

Adolescente desaparecida há 3 meses é encontrada “debilitada” em São Paulo

Uma adolescente de 16 anos, que estava desaparecida há três meses, foi encontrada saindo de…

47 minutos ago

Erisipela: entenda doença de Bolsonaro que o levou a hospital

O ex-presidente Jair Bolsonaro está internado em Manaus desde sábado (4) para tratar um caso…

2 horas ago

Motociclista morre ao atropelar idoso que estava de bicicleta no litoral de SP

Um acidente ocorreu em Guarujá, litoral de São Paulo, resultando na morte de um motociclista…

3 horas ago

Mãe desliga sonda de alimentação do filho de 3 anos e é presa por maus-tratos

Em Aparecida de Goiânia (GO), uma mulher foi presa após desligar a sonda que alimentava…

3 horas ago

Ex-ator da Globo é absolvido por posse ilegal de arma

O ex-ator de Malhação Alexandre Slaviero, detido em fevereiro do ano passado por posse ilegal…

3 horas ago