Merval joga a toalha: “Lula saiu-se bem no JN”

Merval Pereira elogiou a entrevista de Lula no Jornal Nacional e disse que o petista “saiu-se bem”. Crítico ao ex-presidente e antipetista, ele jogou a toalha e viu como positiva sua participação no telejornal.
Apesar de enaltecer o petista, o colunista do Globo fez críticas à gestão do candidato do PT e, claro, citou o mensalão. “Lula saiu-se bem na sabatina do JN, admitindo pela primeira vez que houve corrupção nos governos do PT. Mas estava longe da verdade quando isentou-se, atribuindo o esquema corrupto da mensalão e do petrolão a indivíduos, e não a uma política de cooptação do PT”, disse o jornalista.
Lula saiu-se bem na sabatina do JN, admitindo pela primeira vez que houve corrupção nos governos do PT. Mas estava longe da verdade quando isentou-se, atribuindo o esquema corrupto da mensalão e do petrolão a indivíduos, e não a uma política de cooptação do@PT.#OGlobonasEleicoes
— Merval Pereira (@mervalpereira) August 26, 2022
Durante a entrevista, o petista falou sobre o mensalão e lembrou que seu governo foi responsável por criar a fortalecer diversos mecanismos de combate à corrupção.
“Foi no meu governo que a gente criou o Portal da Transparência, que colocamos a CGU [Controladoria Geral da União] para fiscalizar, que a gente criou a Lei de Acesso à Informação, a Lei contra o Crime Organizado, a Lei contra Lavagem de Dinheiro, a AGU [Advocacia Geral da União] entrou no combate à corrupção, criamos o COAF [Conselho de Controle de Atividades Financeiras] para cuidar de movimentações financeiras atípicas e colocamos o CADE [Conselho Administrativo de Defesa Econômica] para combater os cartéis. Ou seja, todas as medidas foram tomadas no meu governo”, recordou o petista.