Merval “passa pano” para o “com mim” de Moro: “Não fica claro”

O jornalista Merval Pereira usou sua coluna no jornal “O Globo” para criticar a possível indicação do ex-ministro Ricardo Lewandowski para o Ministério da Justiça comparando a situação com o fato do ex-juiz Sergio Moro ter assumido o mesmo cargo no governo de Jair Bolsonaro: o colunista sustenta que “as mesmas atitudes criticadas por um lado são adotadas por esses mesmos críticos quando lhes convém.”
O que chamou a atenção, entretanto, é a “defesa” que o presidente da Academia Brasileira de Letras faz dos erros de português do atual senador pelo Paraná, em especial do mais recente, no qual o ex-juiz fala “com mim” no lugar de “comigo”:
“Quando falou “conge” em vez de “conjuge”, foi ridicularizado, sem que se ao menos se desse a chance de ter sido uma decorrência do sotaque caipira. No áudio em que supostamente fala “com mim” em vez de “comigo”, não fica claro o erro, mas os ataques a ele são os mesmos. Quando se criticam os erros de português do presidente Lula, os que o fazem são corretamente taxados de elitistas, arrogantes, preconceituosos. Por que não qualificar da mesma maneira os que criticam Moro?”
Merval termina o texto, entretanto, dizendo que “os erros de Moro não deveriam existir” e que ele “deveria dominar melhor o português”.