Apoie o DCM

Único candidato à vaga, Merval Pereira é eleito presidente da Academia Brasileira de Letras

Merval Pereira
Merval Pereira. Foto: Reprodução/Twitter

Nesta quinta-feira (02), Merval Pereira foi eleito para a presidência da Academia Brasileira de Letras. O colunista do jornal O Globo e comentarista da GloboNews era candidato único à vaga.

O jornalista ocupará o cargo por um ano e pode ser reeleito no máximo três vezes. Ele substitui o escritor Marco Lucchesi, que presidiu a entidade por quatro anos e não podia mais se reeleger. Com informações da Folha.

Integram a chapa de Pereira: a escritora Nélida Piñon no cargo de secretária-geral, Evaldo Cabral de Mello na tesouraria e os acadêmicos Joaquim Falcão e Celso Lafer também no secretariado.

Leia também:

1- VÍDEO – Juiz interrompe advogado de réus da Boate Kiss ao questionar ódio: “Apelativo e desnecessário”

2- Após PEC dos Precatórios, Senado aprova medida que cria Auxílio Brasil

3- Moro odeia Lula e está obcecado com petista: “Inimigo”

A votação para Academia Brasileira de Letras

A votação para cada um dos cargos ocorre por maioria simples, de maneira similar às escolhas de novos imortais. A Academia acrescentou quatro novos membros recentemente, completando cadeiras que ficaram vagas durante a pandemia e estavam represadas até que as tradicionais Sessões da Saudade voltassem a ser feitas, o que aconteceu em agosto.

As eleições mais rumorosas foram a da atriz Fernanda Montenegro e do compositor Gilberto Gil, em novembro. Ainda há outra eleição em aberto, marcada para 16 de dezembro, para decidir o imortal que ocupará a cadeira do professor de filosofia Tarcísio Padilha. Entre os candidatos, estão o escritor Gabriel Chalita e o economista Eduardo Giannetti da Fonseca.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link.

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link.