Mesmo inexistente, lojas de fora do país já recebem via “Pix internacional”; entenda

O Banco Central do Brasil ainda não definiu uma data para o lançamento do PIX internacional, que permitirá o uso do sistema de pagamentos instantâneos em larga escala em outros países. No entanto, já há estabelecimentos do exterior que aceitam o método. Esse avanço foi viabilizado pela nova lei cambial em vigor desde o início de 2023, que flexibilizou o mercado de câmbio brasileiro.
A implementação da nova ferramenta depende de iniciativas e discussões em nível global para interligar sistemas de pagamentos entre diferentes jurisdições.
De acordo com turistas, algumas lojas em países como Argentina, Estados Unidos, Portugal, Uruguai, Chile e França aceitam PIX. Porém, ainda não é possível realizar transações de PIX diretamente para contas fora do Brasil.
Para receber PIX estando no exterior, basta ter uma conta bancária no Brasil e cadastrar uma chave correspondente. Entre as vantagens destacadas está a previsibilidade na operação de câmbio, com débito imediato em reais na conta do cliente no momento da compra internacional.