Apoie o DCM

Método inédito: quem é o homem que deve ser executado nos EUA por asfixia com gás nitrogênio

Kenneth Smith. Foto: reprodução

No estado do Alabama, nos Estados Unidos, está programada para esta quinta-feira (25) a execução de Kenneth Smith, de 58 anos, por meio de asfixia por gás nitrogênio. Esta será a primeira vez que esse método será empregado nos EUA.

Kenneth Smith buscou dois últimos recursos para adiar a execução, sendo o primeiro negado na quarta-feira pela Suprema Corte dos EUA. O segundo recurso ainda aguarda julgamento em uma Corte de Apelações.A execução, segundo informações da imprensa americana, pode ocorrer da meia-noite desta quinta até as 6h de sábado (26), no Alabama, onde o condenado está preso.

O caso remonta a 1988, quando Smith e outro homem foram condenados pelo assassinato por encomenda da esposa de um pastor. Os promotores alegaram que ambos receberam US$ 1.000 cada para assassinar Elizabeth Sennett, a pedido do marido dela, que enfrentava profundas dívidas e buscava dinheiro do seguro. O marido, posteriormente, cometeu suicídio.

Em 17 de novembro de 2022, Smith sobreviveu a uma tentativa de execução por injeção letal. Amarrado a uma maca por mais de uma hora, policiais não conseguiram encontrar uma veia adequada para administrar o veneno. A defesa alega que Smith sofreu dor física e psicológica durante o incidente, desenvolvendo transtorno de estresse pós-traumático, conforme relatado à Justiça.

Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link