“Meu cérebro vazava pelo nariz”: Mulher enfrenta complicação rara há seis anos

A funcionária pública Jaqueline Aparecida Mendonça, de 40 anos, vive há seis anos com uma condição rara: a fístula liquórica, que provoca o vazamento de líquido do cérebro pelo nariz. “Meu cérebro estava ‘vazando’ pelo nariz”, relatou a moradora de Jacutinga (MG), que já passou por sete cirurgias no crânio e uma endonasal, mas continua convivendo com o problema.
A fístula acontece quando há uma abertura nas meninges, membranas que recobrem e protegem o cérebro, permitindo a saída do líquido cerebrospinal. O quadro, chamado de rinorreia liquórica quando ocorre pela cavidade nasal, expõe o paciente a alto risco de infecções graves, como a meningite. “Cria-se uma comunicação direta com a cavidade nasal, que abriga bactérias”, explicou a neurologista Bruna Proença, do Hospital Nove de Julho.
Mesmo após diferentes tratamentos e internações, Jaqueline segue enfrentando complicações, como infecções e convulsões. “Tudo isso me ensinou muito, principalmente a acreditar em Deus, ter fé e desejar saúde para quem quer que seja”, afirmou.
