Apoie o DCM

Michelle Bachelet, Alta Comissária da ONU: Espaço democrático no Brasil está encolhendo

Michelle Bachelet

Jamil Chade no UOL informa que o espaço democrático no Brasil está encolhendo, a violência policial aumenta, a apologia à ditadura reforça a sensação de impunidade e defensores de direitos humanos estão sob ameaça. O alerta é da Alta Comissária da ONU para Direitos Humanos, a chilena Michelle Bachelet, num duro questionamento ao governo de Jair Bolsonaro e que escancara o mal-estar entre o Brasil e as instâncias de direitos humanos. Em uma entrevista coletiva de imprensa nesta quarta-feira em Genebra, a ex-presidente do Chile respondeu a perguntas da reportagem do UOL sobre a situação no Brasil e deixou claro sua “preocupação”. Ela ainda criticou a atitude do governo brasileiro de comemorar o golpe de estado de 1964, indicando que tal gesto aprofunda o sentimento de que agentes do estado estão acima da lei.

De acordo com a publicação, entre diplomatas e observadores na ONU, os comentários são ainda considerados como um forte golpe contra as pretensões do Itamaraty de convencer a comunidade internacional de que está comprometido em defender a democracia e as liberdades no país. Ao longo dos últimos meses, o governo Bolsonaro adotou um tom nos fóruns internacionais de que não existem riscos para a democracia em sua gestão.

O tom usado por Bachelet revela que Bolsonaro não tem conseguido convencer a comunidade internacional. As críticas ocorrem às vésperas da primeira viagem do presidente à Assembleia Geral da ONU, em Nova Iorque, e diante da campanha do Brasil por votos para obter mais um mandato no Conselho de Direitos Humanos da ONU. Tradicionalmente contidos, os altos representantes dos organismos internacionais evitam entrar em choque com governos. O alerta de Bachelet, portanto, é um dos comentários mais duros feitos sobre a situação da democracia no Brasil por parte da cúpula da organização em pelo menos 20 anos, completa o portal.

LEIA MAIS – Bolsonaro ataca o pai de Bachelet, morto na ditadura de seu herói Pinochet