Michelle se irrita com ex-mulheres de Bolsonaro e participa menos da campanha

Foto: ADRIANO MACHADO/REUTERS
A primeira-dama Michelle Bolsonaro tem recusado participação na campanha de reeleição do marido, num momento em que o presidente Jair Bolsonaro (PL) aparece com um péssimo desempenho nas pesquisas eleitorais em relação ao público feminino. Ela chegou a negar, inclusive, gravar as inserções do PL com Bolsonaro. Segundo o colunista Tales Faria, do UOL, dizem nos bastidores que ela está irritada com a aproximação entre Bolsonaro e suas ex-mulheres.
Rogéria (Nantes) Bolsonaro, mãe dos três filhos mais velhos do presidente, está cotada como suplente do senador Romário (PL-RJ), na chapa bolsonarista do Rio de Janeiro. Ana Cristina (Valle) Bolsonaro (Podemos-DF), mãe de Jair Renan, tem intenção de se lançar como deputada distrital no Distrito Federal.
Para a primeira-dama, nenhuma das ex-esposas entraria na política sem o aval de Bolsonaro e ela aguarda uma definição por parte do marido.
Outra questão que tem causado desentendimento entre o casal é a escolha do nome que será apoiado por Bolsonaro para o governado no DF. O presidente está dividido entre o atual governador, Antonio Ibaneis Rocha (MDB) e o ex-governador José Roberto Arruda (PL). Ele deve definir qual deles irá apoiar até a próxima semana.
Michelle, no entanto, incentivou a ex-ministra da Mulher Damares Alves (Republicanos) a concorrer ao Senado em aliança com Ibaneis, tendo como vice a deputada Celina Leão (PP). A chapa foi anunciada na quarta-feira (13) pelo próprio governador.
Já Bolsonaro estava se aproximando do ex-governador José Roberto Arruda (PL), cuja esposa, a deputada e ex-ministra-chefe da Secretaria de Governo, Flávia Arruda (PL), tinha expectativa de ser lançada ao Senado com o apoio do presidente.
O problema é que o lançamento da chapa de Ibaneis, com Damares para o Senado, atrapalha a candidatura da esposa de Arruda à mesma vaga. Assim, ela provavelmente concorrerá à reeleição para a Câmara dos Deputados e o marido, o ex-governador Arruda, volta-se para o Buriti, criando dificuldades para a vitória de Ibaneis.
Bolsonaro e Arruda devem se encontrar para discutir o assunto. Enquanto o presidente não se decide, Michelle continua se recusando a participar da campanha. Na quarta-feira (13), a primeira-dama não compareceu a um evento de Bolsonaro com evangélicos em Imperatriz, no Maranhão.