Microsoft faz demissão em massa na área de diversidade: “Não é lucrativo”
A Microsoft demitiu sua equipe de diversidade, equidade e inclusão, segundo o Business Insider. Na decisão comunicada aos funcionários por e-mail, a companhia afirmou que as “mudanças nas necessidades de negócios” motivaram a ação, ressaltando que o tema “não é mais crítico para os negócios, ou inteligente, como era em 2020”.
Um dos líderes de equipe criticou a Microsoft por uma suposta falta de investimento nessa área. Ele enviou um e-mail a milhares de funcionários manifestando sua insatisfação. Embora o número exato de demitidos não tenha sido divulgado, os cortes começaram no início de julho. Jeff Jones, porta-voz da Microsoft nos Estados Unidos, reafirmou o compromisso com a diversidade, dizendo que a empresa continua “priorizando a responsabilização e o foco nesse trabalho”.
Outras big techs como Google e Meta também demitiram funcionários de equipes de diversidade e inclusão, de acordo com a CNBC. Esses compromissos foram assumidos em 2020, durante o auge do movimento Black Lives Matter. Naquela época, a Microsoft se comprometeu a dobrar o número de líderes negros até 2025, mas não há dados recentes sobre o progresso feito.
A Microsoft é conhecida por realizar demissões ao fim de seu ano fiscal. No ano passado, a empresa anunciou planos de demitir 10 mil empregados nos primeiros meses de 2023, e novas demissões foram anunciadas desde então.