Apoie o DCM

Milei diz querer retomar posse das Malvinas, atualmente sob controle do Reino Unido

Javier Milei. (Foto: Reprodução)

O recém-eleito presidente da Argentina, Javier Milei, afirmou que pretende reavaliar a relação com os principais parceiros comerciais da Argentina e acredita que as Ilhas Falkland, conhecidas pelos argentinos como Malvinas, deveriam estar sob o controle do seu país.

A disputa pelo território não é recente, com um histórico de dez conflitos. Durante a Guerra das Malvinas em 1982, a Argentina tentou assumir o comando das ilhas, mas a Grã-Bretanha retomou o controle. O conflito resultou em perdas significativas para ambos os lados. Javier Milei, na época com 11 anos, diz que lembra-se de assistir à guerra pela televisão e que considerou a decisão do governo militar do país um “delírio”.

Milei, durante a campanha, afirmou que os argentinos devem buscar recuperar as ilhas por meios diplomáticos. Apesar de elogiar a ex-primeira-ministra britânica Margareth Thatcher, comandante da guerra de 1982, ele reitera sua determinação em defender as Malvinas.

No entanto, a possibilidade de negociação parece improvável diante da posição do primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, que declarou que a disputa pela soberania das ilhas está resolvida.

O novo presidente argentino flerta com a ideia de uma negociação semelhante aos 16 anos de processo de paz anterior à guerra, baseado na ONU, envolvendo questões como autonomia para os habitantes das Malvinas e uma cessão de longo prazo do território para Buenos Aires. No entanto, a resposta de Sunak indica a manutenção da posição britânica sobre a questão.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram,clique neste link