Apoie o DCM

Milei proíbe o uso de linguagem neutra em órgãos públicos na Argentina

Presidente da Argentina, Javier Milei. Foto: Divulgação

O governo liderado por Javier Milei, considerado ultradireitista, estendeu a proibição do uso da linguagem inclusiva a todos os setores da administração pública argentina, conforme anunciado pelo porta-voz presidencial Manuel Adorni nesta terça-feira (27).

Adorni afirmou em coletiva de imprensa que o governo irá tomar medidas para banir a linguagem inclusiva e a perspectiva de gênero em todos os órgãos nacionais. Essa decisão surge após uma resolução publicada na última sexta-feira (23) no site da Presidência, que aplicou a mesma medida no âmbito do Ministério da Defesa, das Forças Armadas e de seus órgãos associados.

Adorni justificou a medida, afirmando: “A língua que abrange todos os setores é a língua castelhana, não vejo por que deveria ter estruturas. É um debate do qual não vamos participar porque consideramos que as perspectivas de gênero também têm sido utilizadas como um negócio político, e isso não está em discussão.”

Embora o uso de linguagem inclusiva fosse discricionário, muitas agências estatais haviam adotado essa prática como regra.

Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link