Apoie o DCM

Cerca de 130 mil militares russos ocupam fronteira, diz Ucrânia

Imagem dos russos e a Ucrânia
Rússia exige respostas ‘concretas’ para continuar dialogando sobre Ucrânia – Foto: Alexander Nemenov/ AFP

Ucrânia alertou que a Rússia “quase completou” seu acúmulo de forças que podem ser usadas para uma ofensiva contra o país, diz a CNN. Isso está aumentando os temores de que Moscou possa lançar uma invasão a qualquer momento. É uma preocupação geopolítica que envolve os Estados Unidos (EUA).

LEIA MAIS:

1 – Frota diz que Câmara dos Deputados ‘virou lixo’ e irá tentar Alesp em 2022

2 – Em ano eleitoral, Olavo de Carvalho propaga fake news sobre nova prisão de Lula

3 – DCM Café da Manhã: LULA DÁ ENTREVISTA A SITES INDEPENDENTES

O que ocorre na Ucrânia?

Segundo a última avaliação de inteligência do Ministério da Defesa ucraniano. A Rússia já mobilizou mais de 127.000 soldados na região.

A avaliação diz o seguinte: “A força total do grupo terrestre RF AF (Forças Armadas da Federação Russa) na direção ucraniana – (é) mais de 106.000 soldados. Juntamente com o componente marítimo e aéreo, o número total de soldados é superior a 127.000 militares”.

Análise chamou a situação de “difícil” e disse que a Ucrânia acredita que a Rússia está “tentando dividir e enfraquecer a União Europeia e a Otan”.

Ações russas também “visam limitar as capacidades dos Estados Unidos“, disse a avaliação enviada para a CNN, “para garantir a segurança no continente europeu”.

Documento leva em consideração as três rodadas de negociações diplomáticas entre a Rússia e o Ocidente, que não conseguiram produzir diminuir a crise na semana passada.

A vice-secretária de Estado dos EUA, Wendy Sherman, disse na semana passada que não estava claro se Moscou pretendia usar as negociações como pretexto para alegar que a diplomacia não funciona.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link