Apoie o DCM

Militares temem ser chamados de “maricas” se usarem máscara, diz Mandetta

Mandetta. Foto: Wikimedia Commons

Do UOL.

O ex-ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta disse que muitos militares que fazem parte da equipe do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) estão “rasgando sua biografia militar” já que, segundo ele, “lá atrás o Exército brasileiro decidiu pela ciência”.

Quando perguntado sobre o comportamento de alguns militares do governo que não usam máscara e não respeitam as medidas de prevenção contra a covid-19, o ex-ministro falou que “provavelmente eles têm medo do presidente chamá-los de maricas se eles aparecerem de máscara”.

A declaração foi dada no podcast Baixo Clero #70 —o último do ano—, que teve apresentação de Carla Bigatto e participação dos colunistas do UOL Maria Carolina Trevisan e Kennedy Alencar. O trio conversou com Luiz Henrique Mandetta para avaliar a política brasileira no ano da pandemia do novo coronavírus.

“Não gosto muito de generalizar como ‘as Forças Armadas no governo’, mas acho que são pessoas que, a maior parte deles, foram para a reserva e hoje são ex-militares, com a exceção do ministro da Saúde, um militar da ativa”, disse Mandetta. “O Exército brasileiro decidiu, lá atrás, pelo iluminismo, pela ciência. A Academia Militar abriu o IME [Instituto Militar de Engenharia], abriu o ITA [Instituto Tecnológico de Aeronáutica], eles decidiram tomar decisões com base no conhecimento e não no achismo.”

(…)