Apoie o DCM

Minas Gerais pode ter a primeira morte no Brasil por varíola do macaco

Foto: NIAID/ Divulgação

No último sábado (11), a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) notificou que há uma suspeita de morte por varíola dos macacos, a monkeypox foino, no estado. A vítima foi uma pessoa residente em Uberlândia e que trabalha em Araguari, no Triângulo Mineiro.

Foi enviada uma amostra coletada no paciente que morreu para análise laboratorial da Fundação Ezequiel Dias, em Belo Horizonte. Tanto a SES-MG e a Secretaria Regional de Saúde (SRS) de Uberlândia, quanto as secretarias municipais de Saúde de Araguari e Uberlândia investigam o caso e estão monitorando os contatos próximos.

Além disso, a equipe técnica da Secretaria Estadual e do Ministério da Saúde irão avaliar todos os dados clínicos do paciente para classificação e encerramento do caso.

Até o momento, foram confirmados apenas 4 casos de varíola dos macacos no Brasil, sendo esse em Minas Gerias, 2 em São Paulo e 1 no Rio Grande do Sul.

Leia a nota divulgada pela SES-MG na íntegra:

“A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) informa que, no sábado (11/6), foi notificado um óbito suspeito de monkeypox (varíola do macaco) em Uberlândia. É o primeiro caso em investigação pela doença em Minas Gerais. Trata-se de uma pessoa residente em Uberlândia e que trabalha em Araguari, no Triângulo Mineiro. Dentre os contatos próximos, ainda não há nenhum outro caso sintomático.

Para o diagnóstico laboratorial, a SES-MG orientou que fosse coletada a amostra para a análise pela Fundação Ezequiel Dias (Funed). Todos os dados clínicos também serão avaliados pela equipe técnica da Secretaria Estadual e do Ministério da Saúde para classificação e encerramento do caso. A SES-MG, a SRS Uberlândia e as secretarias municipais de Saúde de Araguari e Uberlândia estão investigando o caso e monitorando os contatos próximos.

Demais dados quanto ao caso não serão divulgados para preservar a privacidade e individualidade do paciente, conforme a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGDP).”

Clique aqui para se inscrever no curso do DCM em parceria com o Instituto Cultiva

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link