Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação: Nova ministra demite toda equipe de Marcos Pontes na pasta

A nova Ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, que tomou posse do cargo no inicio da semana, exonerou nesta sexta-feira (6), toda a “turma da live”, contratada por Marcos Pontes quando comandava a pasta.
Ao todo foram exonerados ou dispensados 28 profissionais da área de comunicação. Entre eles estão técnicos e jornalistas contratados pela sócia do ministro e ex-secretária de Articulação e Promoção da Ciência, Christiane Gonçalves Corrêa.
Vale destacar que em agosto do ano passado, Christiane foi exonerada após ter sido flagrada usando a máquina do MCTI para fazer a campanha do astronauta ao Senado. No entanto, ela continuou exercendo influência dentro do ministério, segundo contam funcionários.
Em seu primeiro pronunciamento como Ministra, Luciana destacou que irá trabalhar pela revogação da Medida Provisória 1136/22 do Governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que reduz a aplicação dos recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT) até 2026.
De acordo com o jornal O Globo, a MP, de agosto de 2022, permitiu o contingenciamento de recursos do Fundo, ancorada no regramento fiscal. “Dentro do pacote de revogação, vamos pedir a devolução da medida provisória, para que a Lei seja cumprida”, disse a nova ministra.
