Apoie o DCM

Ministério da Justiça de Bolsonaro diz ao STF não fazer ‘dossiês’ contra servidores

André Luiz Mendonça. Foto: Alan Santos/PR

De Mariana Muniz na Coluna Radar da Veja.

Em resposta à ministra Cármen Lúcia, do STF, o ministério da Justiça e Segurança Pública disse não investigar opositores do governo, mas afirmou que não pode compartilhar com a Corte informações de inteligência produzidas pela sua Secretaria de Operações Integradas (Seopi).

“A atividade de Inteligência dedica-se a produzir conhecimentos para assessorar o processo decisório das autoridades públicas. Assim, é dever dizer que não há qualquer procedimento investigativo instaurado contra qualquer pessoa específica no âmbito da Seopi, muito menos com caráter penal ou policial. Noutras palavras, não compete à Seopi produzir ‘dossiê’ contra nenhum cidadão e nem mesmo instaurar procedimentos de cunho inquisitorial”, diz o ofício assinado pelo ministro André Mendonça. 

Cármen havia dado 48 horas para que a pasta se explicasse sobre a suposta produção de dossiês contra funcionários e servidores taxados como “antifascistas”.

O ministro da Justiça também afirma, no ofício, que uma reunião com membros da Comissão Mista de Controle das Atividades de Inteligência do Congresso está marcada para esta sexta-feira.

(…)