Apoie o DCM

Ministério da Saúde confirma 24 casos de intoxicação por metanol no Brasil

Vigilância fiscalizando bebidas em um bar. Foto: Divulgação

O Ministério da Saúde confirmou nesta quarta-feira (8) 24 casos de intoxicação por metanol no Brasil, todos ligados ao consumo de bebidas alcoólicas adulteradas. Desde o início do surto, foram registradas 259 notificações, com 235 casos ainda em investigação e 145 descartados. A contaminação foi confirmada em três estados: São Paulo (20 casos), Paraná (3) e Rio Grande do Sul (1).

Entre os casos em apuração, São Paulo concentra a maioria, com 181 registros, seguido de Pernambuco (24), Paraná e Rio de Janeiro (5 cada), Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul e Piauí (4 cada), Espírito Santo (3), Goiás (2), além de Acre, Paraíba e Rondônia, com um caso cada.

Até o momento, cinco mortes foram confirmadas em São Paulo, e outras 11 ainda estão sob investigação. De acordo com o Instituto de Criminalística da Polícia Científica paulista, o metanol encontrado nas bebidas foi adicionado de forma intencional.

“Pode-se afirmar, até o momento, e de acordo com as concentrações encontradas, que o metanol foi adicionado às bebidas”, informou a Secretaria da Segurança Pública (SSP). A Polícia Federal investiga se lotes apreendidos na Operação Carbono Oculto, em agosto, foram desviados por criminosos para a produção ilegal de bebidas.