Ministério da Saúde incorpora vacina contra dengue no SUS

O Ministério da Saúde anunciou nesta quinta-feira (21) a inclusão da vacina contra a dengue Qdenga no Sistema Único de Saúde (SUS). A ministra Nísia Trindade informou que a vacinação com o novo imunizante deve começar em fevereiro de 2024.
“Incorporamos a vacina da dengue ao SUS. O Brasil será o primeiro país com sistema universal como o nosso a dar acesso público a ela”, escreveu a ministra da Saúde no X (antigo Twitter).
A Qdenga (TAK-003), desenvolvida pelo laboratório japonês Takeda Pharma, foi aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em março deste ano. O imunizante é o primeiro liberado no país para indivíduos que nunca foram expostos ao vírus da dengue.
O ministério planeja disponibilizar 6,2 milhões de doses ao longo do próximo ano. A vacinação será focada inicialmente em “público e regiões prioritárias”. “Até o início do ano, faremos a definição dos públicos-alvo levando em consideração a limitação da empresa Takeda do número de vacinas disponíveis. Faremos priorizações”, explicou Nísia Trindade.
Essa é a orientação da Conitec, que avalia fatores como o acesso e a relação custo-benefício. Por uma restrição da capacidade de produção do fabricante, só será possível oferecer 6,2 mi de doses em 2024, para 3,1 mi de pessoas. A vacinação deve começar em fevereiro. (+)
— Nísia Trindade Lima (@nisia_trindade) December 21, 2023
A previsão de entrega é de 5 mi de doses em 2024, entre fevereiro e novembro. Existe a possibilidade de até 1,2 mi de doses adicionais, chegando a 6,2 mi. Vamos seguir avançando para que a vacina contra a dengue seja cada vez mais uma vacina do #SUS.https://t.co/Cjl4SE32Vj
— Nísia Trindade Lima (@nisia_trindade) December 21, 2023