Apoie o DCM

Ministério da Saúde incorpora vacina contra dengue no SUS

Frascos de teste da vacina contra a dengue da Takeda. Foto: Takeda/Divulgação

O Ministério da Saúde anunciou nesta quinta-feira (21) a inclusão da vacina contra a dengue Qdenga no Sistema Único de Saúde (SUS). A ministra Nísia Trindade informou que a vacinação com o novo imunizante deve começar em fevereiro de 2024.

“Incorporamos a vacina da dengue ao SUS. O Brasil será o primeiro país com sistema universal como o nosso a dar acesso público a ela”, escreveu a ministra da Saúde no X (antigo Twitter).

A Qdenga (TAK-003), desenvolvida pelo laboratório japonês Takeda Pharma, foi aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em março deste ano. O imunizante é o primeiro liberado no país para indivíduos que nunca foram expostos ao vírus da dengue.

O ministério planeja disponibilizar 6,2 milhões de doses ao longo do próximo ano. A vacinação será focada inicialmente em “público e regiões prioritárias”. “Até o início do ano, faremos a definição dos públicos-alvo levando em consideração a limitação da empresa Takeda do número de vacinas disponíveis. Faremos priorizações”, explicou Nísia Trindade.

Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link