Apoie o DCM

Ministério da Saúde recua e muda de opinião sobre vacinação em adolescentes

Ministério da Saúde
Ministério da Saúde liberou vacinação para adolescentes

O Ministério da Saúde comunicou que publicou uma nota técnica nesta quarta (22) sobre a vacinação de adolescentes sem comorbidades. A pasta voltou atrás na decisão de suspender a imunização neste grupo.

No dia 15 de setembro, o órgão declarou que os benefícios de imunizar pessoas de 12 a 17 anos sem comorbidades não estavam bem definidos. Indo na contramão da avaliação da Anvisa. A agência assegurou que era eficaz e segura a vacinação da Pfizer para os adolescentes.

Depois de receberem muitas críticas, o Ministério da Saúde recuou. A pasta afirmou que concorda com o posicionamento da Anvisa. Inclusive, disse que os “benefícios da vacinação são maiores que os eventuais riscos de eventos adversos”. Uma opinião bem diferente do que Marcelo Queiroga falou na semana passada.

Leia mais:

1 – Tabata Amaral irá à Justiça pedir esclarecimentos a Zé de Abreu sobre ataques

2 – VÍDEO: Zanotto, do gabinete paralelo, revela que ajudou Prevent Senior a redigir “protocolo” para tratamento precoce

3 – DCM Ao Meio-Dia: Diretor da Prevent Senior tenta explicar mortes na CPI; a morte por Covid de médico negacionista

Ministério da Saúde, Queiroga e a vacinação em adolescentes

No dia 16, Queiroga disse que a aplicação da vacina contra Covid-19 em adolescentes foi feita de maneira “intempestiva”. E criticou estados por não seguirem as orientações federais.

De acordo com Queiroga, estados estariam aplicando vacinas de outros fabricantes além da Pfizer, que é o único autorizado pela Anvisa para menores de idade. “Sigam a recomendação do PNI [Plano Nacional de Imunização], não apliquem vacinas que não têm autorização da Anvisa”, disse. “Não vamos aceitar isso. Temos compromisso com todos os brasileiros, mas em especial com os adolescentes, que são o futuro dessa nação”.