Apoie o DCM

Ministério do Turismo decide demitir todos os funcionários da Cinemateca

A cinemateca em SP

Do Estadão:

A Associação de Comunicação Educativa Roquette Pinto (Acerp) comunicou a todos os funcionários da Cinemateca Brasileira o encerramento dos contratos de trabalho. Os funcionários foram comunicados da decisão nesta quarta-feira, 12.

“No último dia 7, em que a Secretaria Especial de Cultura chegou para assumir a Cinemateca, junto com um contingente da Policia Federal, insistimos com o secretário adjunto do Audiovisual para que os funcionários fossem mantidos ou recontratados, mas, infelizmente, não obtivemos nenhum compromisso formal a esse respeito”, explica uma nota da Acerp.

Na ocasião, o secretário adjunto, representante da Secretaria Especial da Cultura, não soube informar se o governo tomaria alguma atitude em relação aos funcionários. Em nota enviada ao Estadão nesta quinta-feira, o Ministério do Turismo diz que “aguarda o envio da listagem dos colaboradores que atuaram junto à Cinemateca para que essas informações sejam repassadas para a nova organização social”. Um novo edital para chamamento de entidades gestoras (organizações sociais) deve ser divulgado nas próximas semanas, de acordo com o governo.

“Também tivemos um pedido de liminar negado pela Justiça e a ação que cobra o pagamento por parte do governo de cerca de R$ 14 milhões ainda está tramitando. A Acerp está envidando esforços para receber esse montante e, assim, honrar todos os compromissos trabalhistas que surgirem com as demissões”, diz ainda a nota.

(…)