Apoie o DCM

Ministra da Noruega elogia Lula e diz que combate à fome deve ser prioridade

Anne Beathe Tvinnereim, ministra de Desenvolvimento Internacional da Noruega. Foto: Pedro Ladeira/Folhapress

A ministra de Desenvolvimento Internacional da Noruega, Anne Beathe Tvinnereim, está no Brasil e, em entrevista à Folha, declarou que combater a fome e a desigualdade é essencial para enfrentar o desafio climático em elogio a Lula. Segundo Tvinnereim, é impossível priorizar a sustentabilidade quando as necessidades básicas não são atendidas. “Se as pessoas não souberem como garantir a próxima refeição, elas nunca vão priorizar a sustentabilidade ou o clima”, afirmou.

A norueguesa destacou a fome como o “maior problema solucionável” do mundo e defendeu que a segurança alimentar deve ser alcançada de forma sustentável. Ela elogiou a iniciativa do Brasil de colocar a questão da fome no centro da agenda internacional com o pré-lançamento da aliança global contra a fome e a pobreza, uma das principais bandeiras do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no G20.

Na quarta-feira (24), Lula participará de um evento no Rio de Janeiro para apresentar as premissas da aliança e abrir o processo de adesão dos países. “Precisamos da ambição política e finalmente a temos. Estou verdadeiramente grata que o Brasil assumiu a liderança dessa questão”, afirmou Tvinnereim, chamando a aliança de “um raio de sol” em um cenário desafiador para o multilateralismo.

A ministra da Noruega também ressaltou a necessidade de engajamento internacional para o sucesso da aliança. “Minha mensagem para as organizações da ONU, para a sociedade civil, para países doadores, como a Noruega, é: vamos nos alinhar e ver como podemos impulsionar nossos esforços na mesma direção”, disse.

Chegamos ao Blue Sky, clique neste link
Siga nossa nova conta no X, clique neste link
Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link