Ministra da Noruega elogia Lula e diz que combate à fome deve ser prioridade

A ministra de Desenvolvimento Internacional da Noruega, Anne Beathe Tvinnereim, está no Brasil e, em entrevista à Folha, declarou que combater a fome e a desigualdade é essencial para enfrentar o desafio climático em elogio a Lula. Segundo Tvinnereim, é impossível priorizar a sustentabilidade quando as necessidades básicas não são atendidas. “Se as pessoas não souberem como garantir a próxima refeição, elas nunca vão priorizar a sustentabilidade ou o clima”, afirmou.
A norueguesa destacou a fome como o “maior problema solucionável” do mundo e defendeu que a segurança alimentar deve ser alcançada de forma sustentável. Ela elogiou a iniciativa do Brasil de colocar a questão da fome no centro da agenda internacional com o pré-lançamento da aliança global contra a fome e a pobreza, uma das principais bandeiras do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no G20.
Na quarta-feira (24), Lula participará de um evento no Rio de Janeiro para apresentar as premissas da aliança e abrir o processo de adesão dos países. “Precisamos da ambição política e finalmente a temos. Estou verdadeiramente grata que o Brasil assumiu a liderança dessa questão”, afirmou Tvinnereim, chamando a aliança de “um raio de sol” em um cenário desafiador para o multilateralismo.
A ministra da Noruega também ressaltou a necessidade de engajamento internacional para o sucesso da aliança. “Minha mensagem para as organizações da ONU, para a sociedade civil, para países doadores, como a Noruega, é: vamos nos alinhar e ver como podemos impulsionar nossos esforços na mesma direção”, disse.