Apoie o DCM

Ministro Carlos Horbach desiste de ser reconduzido ao TSE: ‘Considero cumprida minha missão’

Ministro Carlos Horbach, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Foto: Reprodução

O ministro Carlos Horbach, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), anunciou nesta quinta-feira (11) que não pretende ser reconduzido para mais um mandato de dois anos na Corte. O ministro encerra seu mandato na próxima quinta-feira (18).

Em ofício à presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Rosa Weber, ele disse que tem planos para se dedicar à advocacia e à docência. Segundo Horbach, permanecer por mais um biênio trará “prejuízos” aos seus “projetos pessoais e profissionais”.

“Considerando cumprida minha missão no TSE, solicito a Vossa Excelência e aos demais ministros do Supremo Tribunal Federal que não considerem meu nome para eventual recondução ao cargo, permitindo que volte a me dedicar integralmente à advocacia e à carreira docente no Largo de São Francisco”, afirmou.

Horbach ainda destacou seu trabalho na Corte e disse ter atuado “com a máxima dedicação, com celeridade possível, com zelo pelas instituições, com respeito aos colegas e às partes e com total independência”.

Carlos foi nomeado ministro substituto do TSE em 2017, pelo ex-presidente Michel Temer (MDB), e reconduzido em 2019 pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Em 2021, foi alçado a titular, com mandato de dois anos.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link