Ministro da Defesa: “A maior entrega de Villas Bôas é o que ele conseguiu evitar”

Da Folha:
O ministro da Defesa, general Fernando Azevedo e Silva, elogiou a capacidade de Eduardo Villas Bôas de conter ímpetos antidemocráticos entre militares em discurso na cerimônia de passagem de comando do Exército, nesta sexta-feira (11).
“O general Villas Bôas é reconhecido pelo seu carisma de líder equilibrado, mas grandes feitos não podem ser medidos por olhos rasos”, discursou Azevedo.
“A maior entrega deste comandante é o que ele conseguiu evitar. Foram tempos que colocaram à prova a postura do Exército como organismo de Estado, isento da política e obediente ao regramento democrático”, afirmou o ministro.
“Bandeira esta [que serviu] como parceria do cotidiano militar e induziu a disciplina consciente como modelo de comportamento”, prosseguiu Azevedo. Villas Bôas, ele concluiu, “fez do Exército solução, não parte do problema”.
O general Edson Leal Pujol assumiu o comando do Exército depois de quatro anos da gestão de Villas Bôas, que passou pelo impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff e uma crise política e econômica severa.
(…)