Ministro do TSE rejeita pleito do PDT para apurar financiamento de atos do 7 de Setembro

Depois de ter acionado o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) na última terça-feira (6), acusando a campanha do presidente Jair Bolsonaro (PL) de transformar as celebrações do bicentenário da Independência em ato eleitoral, o pedido do PDT para investigar se o presidente usou verba de campanha para financiar as manifestações no 7 de setembro, foi negado pelo ministro Raul Araújo.
Segundo Araújo, o PDT “não apontou indício algum” de que houve custeio irregular dos eventos, e que não há elementos mínimos para abrir uma apuração. O ministro ainda diz que uma eventual irregularidade no uso do fundo eleitoral será verificada no momento da análise da prestação de contas.
“As graves acusações informadas neste expediente poderão ser confrontadas com os dados contábeis a serem divulgados no prazo regulamentar previamente definido”, escreveu Araújo.
De acordo com o partido do candidato Ciro Gomes, “há farta introjeção de aportes financeiros de grande monta nos eventos referentes à comemoração do dia 7 de setembro, especificamente em razão de que se está no decorrer do pleito eleitoral e as pautas postas nas comemorações em tela estão ligadas umbilicalmente à plataforma de campanha do Senhor Jair Messias Bolsonaro”.
No entanto, para o ministro, embora a alegação possa ser objeto de investigação própria, não veda o “controle social da movimentação financeira da campanha de Bolsonaro, de acordo com a reportagem do Globo.