Apoie o DCM

Miriam Leitão defende a prisão de Bolsonaro e Trump: “Mentir para os dois é tão fácil quanto respirar”

Miriam Leitão – Foto: Reprodução

Em sua coluna no jornal O Globo, a jornalista Miriam Leitão defendeu a prisão de Jair Bolsonaro e Donald Trump. Ela afirmou que os dois ex-presidentes devem ser punidos, no Brasil e nos Estados Unidos por atentarem contra a democracia.

(…) São absurdos os atos pelos quais Jair Bolsonaro e Donald Trump estão sendo acusados. Mas isso está longe de ser a principal acusação que paira contra eles. Eles são suspeitos de conspirar contra o mais caro bem de uma república, a democracia. (…)

Mentir para os dois é tão fácil quanto respirar. E, além disso, querem sobreviver politicamente. Trump terá a sensação de que mais uma vez virou o jogo, porque foi aclamado por seguidores depois de ser formalmente acusado de 34 crimes. Ele disse que era perseguição política e está à frente das pesquisas iniciais sobre as primárias do Partido Republicano.

Bolsonaro vai continuar sustentando versões inverossímeis para o descaminho das joias das arábias que ele pretendia manter em seus cofres. Bolsonaro terá em breve que enfrentar a justiça eleitoral, contra a qual conspirou tão abertamente, e deve sair desse processo no TSE inelegível. Quer, no entanto, continuar vivo politicamente através de herdeiros diretos ou indiretos.

O destino de Trump e Bolsonaro selará o destino dos dois países. É fundamental em ambos que a Justiça não abra exceções para nenhum deles. A impunidade pode ser uma herança perigosa para o Brasil e para os Estados Unidos.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link