Miriam Leitão diz que plenário deve referendar prisão de Silveira

Da Coluna de Miriam Leitão no Globo.
Parlamentares com liderança na Câmara acham que o deputado Daniel Silveira pode perder no plenário. A votação pode ser inclusive hoje logo após a audiência de custódia.
O que a Câmara tentou foi esperar que, com a representação ao Conselho de Ética feita pela mesa diretora, o STF decidisse relaxar a prisão. Mas o ministro Alexandre de Moraes não deu sinal de mudar, não por enquanto. A audiência de custódia vai ser hoje e logo depois o plenário poderá se reunir virtualmente para decidir.
“A Câmara vai referendar a decisão do Supremo, é o que eu acho. O espírito de corpo não é forte nesse caso porque ele não é um deputado que tenha relação com os outros. Ele é do bolsonarismo”, me disse um deputado que está nas conversas com vários outros parlamentares da direção dos partidos da base.
O que a Câmara tentará é evitar a cassação num primeiro momento, aprovando primeiro a suspensão do mandato. O fato de a decisão do ministro Alexandre de Moraes ter sido por unanimidade aumentou o movimento para que a Câmara confirme a prisão.
O ministro Kassio Nunes também votou a favor da prisão num movimento, avaliado pelos analistas, como estratégico. Ele sabia que iria perder, além disso o assunto não é estratégico para Bolsonaro. Dará votos a favor do presidente nas questões que considerar decisivas.
(…)