Apoie o DCM

Miriam Leitão: “governo não pode ser mais um foco de turbulências”

Míriam Leitão

Da Coluna de Miriam Leitão no Globo.

Essa é uma era de incertezas. A economia mundial já tem turbulências suficientes, o governo brasileiro não precisa criar novos problemas, como tem feito ultimamente.

Hoje é um dia de derretimento no mercado financeiro. As bolsas abertas caem até 8%. No mercado futuro o índice de ações brasileiras em NY despenca 10%. O papel da Petrobras perde mais de 15% O que poderia reverter a situação seria algum entendimento entre os grandes produtores de petróleo, como a Rússia e a Arábia Saudita. Mas os russos acabaram de dizer que aguentam preços mais baixos. A cotação do barril caiu mais de 20% após os sauditas anunciarem o aumento de produção, mesmo com a queda da demanda provocada pelo coronavírus.

O surto levou a Itália a isolar uma região com 16 milhões de pessoas. Parte da produção chinesa continua paralisada. O ponto que fica dessas crises, mesmo se elas passarem rapidamente, é que o Brasil tem que se preparar para todos os tipos de situações inesperadas, de tão grande que é a incerteza no mundo. O governo não pode ser mais um foco de turbulências.   

Caso a disputa entre os grandes produtores de petróleo se arraste, a Petrobras teria que baixar o preço dos combustíveis.

(…)