Apoie o DCM

Míssil iraniano pode ter atingido avião por engano

Do blog de Matheus Leitão no G1.

Os principais jornais do país destacam que autoridades americanas, canadenses e britânicas acreditam que o Boeing 737, da Ukraine Airlines, que caiu em Teerã nesta semana, pode ter sido abatido por um míssil iraniano por engano. A queda da aeronave matou todas as 176 pessoas que estavam a bordo. O Irã rejeita a acusação.

Em um de seus destaques, O Estado de S. Paulo informa que a suspeita foi reforçada após a divulgação, pelo jornal americano “The New York Times”, de um vídeo que mostra um projétil atingindo a aeronave. Dez segundos depois, é possível ver uma pequena explosão.

Funcionários americanos afirmaram, em entrevista à imprensa norte-americana, que o avião teria sido atingido por dois mísseis terra-ar. Em um memorando, uma companhia britânica de análises afirmou que o Boeing “provavelmente foi derrubado por um míssil Tor-M1 da Guarda Revolucionária”.

No fim da tarde desta quinta-feira (9), o premiê do Canadá, Justin Trudeau, afirmou à TV canadense que o voo 752 havia sido derrubado por um míssil do Irã. “Temos informações de múltiplas plataformas, aliados e serviços de inteligência, indicando que o avião foi derrubado por um míssil terra-ar iraniano. Pode ser que não tenha sido intencional”, disse Trudeau.

(…)