Apoie o DCM

Modelos negras são comparadas a escravas em grupo do WhatsApp durante desfile no DF

Em grupo de WhatsApp, homens ofendem mulheres que participavam de concurso de desfile em shopping do Distrito Federal (Foto: Reprodução)

Do G1

Mulheres negras que participavam de um concurso de moda em um shopping de Taguatinga, no Distrito Federal, foram alvos de ofensas racistas em um grupo de WhatsApp neste sábado (13). As mensagens, escritas por três homens, foram fotografadas e publicadas na internet.

Na ocasião, 180 modelos de 16 a 25 anos competiam na primeira seletiva do Top Cufa, um concurso de beleza dedicado a mulheres que vivem nas periferias do Brasil, com enfoque na valorização da negritude. O evento era realizado em um espaço aberto ao público dentro do centro de compras.

O caso está sendo investigado pela Polícia Civil. A suspeita é de que os autores sejam menores de idade. “Tudo indica que aquele era um grupo de WhatsApp de colégio”, disse a delegada Erica Macedo ao G1. “Se for, vamos encaminhar o caso para a Delegacia da Criança e do Adolescente.”

Na troca de mensagens, um dos homens, identificado como Alex, escreve que “tá tendo um desfile só de preta aqui no JK [Shopping]” e comenta: “Coisa horrorosa”. Ele estava no local no momento do evento; a presença dos outros integrantes ainda é incerta.

(…)