Moleskine bomba nas redes sociais por email ríspido à blogueira
A marca de cadernos Moleskine está bombando nas redes sociais por conta de um email enviado à blogueira Marina Barbieri do DeuRuim. Na mensagem, a empresa se queixa da produtora de conteúdo ter publicado um texto usando seu nome como sinônimo de cardeno ou cardeneta.
“Recebemos no clipping o texto ‘Sem Título’ que menciona um caderno Moleskine – pedimos que as pessoas chamem o produto do que ele realmente é: caderno, caderneta… Mas não pelo nome da marca, uma vez que é registrado internacionalmente, conforme carta anexa”.

Marina respondeu:
“Ontem um colaborador do blog publicou um texto e hoje recebo esse e-mail da Moleskine mandando retirar o nome Moleskine do texto.
O texto não denigre a marca, não fala mal, não critica. Na verdade apenas cita por alto e só.
Serial igual se uma pessoa mencionasse a palavra cotonete e a marca obrigasse a pessoa a falar HASTES FLEXÍVEIS e não mais cotonete pq é uma marca regisBLA BLA BLA.
Quanta arrogância da Moleskine!!!
Confesso que peguei ranço, viu?
Mas agora farei questão de comprar caderno, caderneta, agenda, e nunca mais Moleskine. Pq marca arrogante eu não faço a menor questão de ter.
Já sabem, né amigos? Não pode falar Moleskine. Tem que ser agenda, caderno e caderneta.
Aconselho também a ninguém comprar mais Moleskine. Vai que você se esquece e chama o Moleskine de Moleskine, vai acabar recebendo um e-mail arrogante como esse. É melhor não correr o risco e evitar, né?”
Pela manifestação de Marina Barbieri, diversos tuiteiros, produtores de conteúdo e outras pessoas nas redes sociais passaram a postar mensagens de boicote à marca pelo tratamento ríspido dado no caso, sem um motivo realmente sério.
Moleskine chegou na manhã desta quinta-feira (22) aos Trending Topics, os assuntos mais comentados, do Twitter.

https://twitter.com/amarinabarbieri/status/966388459467411457
https://twitter.com/amarinabarbieri/status/966412031283924992
A Moleskine® é uma marca italiana, criada em 1997, que resgata a tradição do centenário caderno de couro com elástico. Como marca, a Moleskine® não pode ser confundida como categoria de produto – seu extenso portfólio conta com cadernetas, canetas, agendas e muito mais. pic.twitter.com/afbGBEA7YW
— Leander (@WastewoodRocker) February 22, 2018
Gente, não pode citar a marca Moleskine, entenderam?
A responsável pela comunicação da Moleskine não quer que ninguém cite a marca Moleskine, sabe-se lá o motivo.
Novamente, para frisar bem: não citem Moleskine. É proibido, tá? https://t.co/GTX5E5hQSM
— Renato (@RenatoGarcia) February 21, 2018
https://twitter.com/amarinabarbieri/status/966438651256360960
ALERTA: a Moleskine não gosta que falem Moleskine na internet. Então pessoal por favor vamos respeitar e parar de falar Moleskine à toa por aí. Obrigada pic.twitter.com/WBN2AeSAFD
— Bic Müller (@bicmuller) February 22, 2018
https://twitter.com/delucca/status/966664121541382144
Por favor não apague
Isso é coisa de juridico ocioso
Já tentaram me proibir de usar a palavra XUXA no meu blog
Não tenha medo de advogados arrogantes
Vai por mim— ?? Cid Cidoso (@naosalvo) February 22, 2018
https://twitter.com/juunin/status/966668209955930112
Imagina um Temer Vampiro com a faixa presidencial estampando um Moleskine? O universo entra em colapso pic.twitter.com/KFg9BunbeP
— Bic Müller (@bicmuller) February 22, 2018