“Momento de lazer”: Mendonça tenta tirar do STF caso de Zambelli por perseguição armada em SP

André Mendonça, ministro do STF, votou para que o Tribunal remeta o inquérito contra a deputada bolsonarista Carla Zambelli (PL-SP) para a primeira instância da Justiça. A investigação remete ao episódio protagonizado pela parlamentar no ano passado, em que ela perseguiu e apontou uma arma para um jornalista após uma confusão em São Paulo.
Para Mendonça, as acusações que pesam contra a deputada não estão relacionadas ao exercício do mandato e o caso, consequentemente, não é passível de enquadramento nas regras do foro privilegiado.
No dia 11 de Agosto, o Supremo iniciou, por meio do plenário virtual, o julgamento que decidirá se Zambelli será processada pela corte por porte ilegal de arma de fogo e constrangimento ilegal com emprego de arma de fogo. A análise prossegue até o próximo dia 21.