Apoie o DCM

“Momento de lazer”: Mendonça tenta tirar do STF caso de Zambelli por perseguição armada em SP

Ministro André Mendonça e deputada Carla Zambelli. (Foto: Reprodução)

André Mendonça, ministro do STF, votou para que o Tribunal remeta o inquérito contra a deputada bolsonarista Carla Zambelli (PL-SP) para a primeira instância da Justiça. A investigação remete ao episódio protagonizado pela parlamentar no ano passado, em que ela perseguiu e apontou uma arma para um jornalista após uma confusão em São Paulo.

Para Mendonça, as acusações que pesam contra a deputada não estão relacionadas ao exercício do mandato e o caso, consequentemente, não é passível de enquadramento nas regras do foro privilegiado.

No dia 11 de Agosto, o Supremo iniciou, por meio do plenário virtual, o julgamento que decidirá se Zambelli será processada pela corte por porte ilegal de arma de fogo e constrangimento ilegal com emprego de arma de fogo. A análise prossegue até o próximo dia 21.

Quatro ministros já votaram para tornar ré a representante do PL: Gilmar Mendes, Alexandre de Moraes, Cármen Lúcia e Cristiano Zanin.

Mendonça, por sua vez, afirmou que “a discussão não girou em torno de suas ações pela condição de deputada, nem sobre sua eleição como parlamentar”. Acrescentou que a denunciada “se encontrava em momento de lazer, saindo de um restaurante com o filho e o segurança particular”.

Relembre o episódio:

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link