“Monos”: argentinos atacam brasileiros com mensagens racistas nas redes

Na noite desta terça-feira (21), depois que torcedores brasileiros e argentinos protagonizaram uma confusão generalizada no Maracanã, antes do início da partida pelas Eliminatórias, a expressão “monos”, que significa “macacos” em espanhol, entrou para os assuntos mais comentados das redes sociais da Argentina.
Usuários brasileiros denunciaram publicações racistas que estavam sendo feitas pela torcida adversária, que também se referiu aos brasileiros como “escravos”, “negros de merda” e “raça inferior escura”.
“Digo com tranquilidade que considero a Argentina o país mais racista do Mundo. Os caras parece que têm orgulho nisso. Olha o quão nojento está o Twitter argentino neste momento”, reclamou um internauta, reunindo alguns prints com conteúdo preconceituoso.
Outro mostrou os trending topics da rede social na Argentina e protestou: “ARGENTINOS RACISTAS. Se vocês verem os assuntos do momento da Argentina, vão encontrar a palavra ‘mono’, que é macaco em espanhol. Há diversos perfis abertamente racistas se referindo a nós brasileiros como animal. NOJO”.
Confira a repercussão:
ARGENTINOS RACISTAS
Se vocês verem os assuntos do momento da Argentina, vão encontrar a palavra “mono” que é macaco em espanhol. Há diversos perfis abertamente racistas se referindo a nós brasileiros como animal. NOJO! pic.twitter.com/wTGIUgSYhd— Jonas Di Andrade (@jonasdiandrade) November 22, 2023
Digo com tranquilidade que considero a Argentina o país mais racista do Mundo.
Os caras parece que têm orgulho nisso. Olha o quão nojento está o Twitter argentino neste momento… pic.twitter.com/wE9GXuSbWz
— Pedro Vieira ?? (@PedroVieira_25) November 22, 2023
monos (macacos) é um dos assuntos mais comentados do Twitter argentino
EU QUERO MAIS É QUE ELES SE FODAM, QUE O PRESIDENTE MALUCO DESTRUA A ECONOMIA PRO PAÍS VIRAR CINZAS
sem empatia pra RACISTA pic.twitter.com/ojAeAeF3Mr
— jardelito (@jardelito) November 22, 2023
https://twitter.com/fabyollaverass/status/1727138567909224626
Quem diria que na Argentina a palavra mais utilizada no momento seria "MONOS", na tradução direta "Macacos"? Argentino é racista e eu não tenho pena de Argentino,
¡¡¡¡Mono es tu culo en mi polla, hijos de puta!!!! pic.twitter.com/rx8I6WlTJd
— Rauᵉᶜᵇ?? (@Rauecb) November 22, 2023