Monumento a Anne Frank é alvo de ataque neonazista

O único memorial dedicado a Anne Frank nos Estados Unidos foi violado com imagens de suásticas, causando indignação no estado de Idaho, onde o monumento está localizado.
Cartazes foram colados à estátua da jovem alemã vítima do Holocausto trazendo a seguinte frase, junto ao símbolo nazista: “Nós estamos em todo lugar.”
Em rede social, o Centro Wassmuth para os Direitos Humanos, que administra o Memorial Anne Frank na cidade de Boise, informou que o ataque ocorreu na última terça-feira (08/12).
O diretor da entidade, Dan Prinzing, disse que o incidente é uma “triste demonstração sobre quem é ou o que é nossa comunidade” e o comparou com uma “punhalada no coração”.
“Francamente, é um dia triste”, afirmou Prinzing à emissora CNN. “O memorial está localizado no coração da capital; somos o coração da cidade. Um ato de ódio tão flagrante, dirigido dessa forma, encorajado a ocorrer, é simplesmente triste.”
Ainda segundo o diretor do Centro Wassmuth, “o memorial foi financiado por indivíduos, empresas e fundações para ser uma demonstração física de nossos valores compartilhados; reconhecemos hoje que um desses valores é que devemos nos impor para enfrentar o ódio”.
Prinzing disse que, felizmente, nenhum dano material foi causado ao monumento, tendo sido necessária apenas uma limpeza extra para remover o resíduo colante dos cartazes.
(…)