Apoie o DCM

Moradores de São Paulo sentem tremor causado por terremoto no Chile

Mapa dividido mostra, à esquerda, o epicentro do terremoto no norte do Chile com marcações de abalos sísmicos, e à direita, bairros de São Paulo onde tremores foram sentidos – Imagem: Reprodução/X

Moradores de São Paulo sentiram tremores na noite desta segunda-feira (25) após um terremoto registrado no Norte do Chile. A Rede Sismográfica Brasileira apontou magnitude 6,9 às 18h52, horário de Brasília, com profundidade de 101,3 km. A Defesa Civil informou que não houve registros de ocorrências relacionadas ao abalo, e que os tremores foram percebidos apenas em algumas localidades da capital e região metropolitana.

Segundo relatos em redes sociais, pessoas sentiram deslocamentos de móveis e objetos dentro de apartamentos e casas, incluindo aquários e utensílios pendurados, principalmente em bairros como Jaguaré, na Zona Oeste. Um morador descreveu a sensação: “Eu estava assistindo televisão e eu senti minha cabeça chacoalhando de um lado para o outro. Nossa, a única reação foi correr e descer pelas escadas”. Apesar do susto, não há registro de danos estruturais na cidade.

O Centro de Sismologia da USP explicou que terremotos nos Andes são frequentes e, dependendo da magnitude e profundidade, podem ser sentidos em São Paulo devido à característica de amplificação de ondas sísmicas da bacia sedimentar onde a cidade está localizada. O tremor também foi sentido no litoral, incluindo Santos. A Defesa Civil reforçou que eventos como este têm baixa probabilidade de causar danos estruturais.

Moradores de São Paulo relatam tremores – Foto: Reprodução