Apoie o DCM

Moradores em SP trocam câmeras por vasos de planta para barrar furtos; entenda

Vasos de planta são usados por moradores de prédio na Consolação, em São Paulo – Foto: Reprodução

Moradores de um prédio na Consolação, região central de São Paulo, decidiram substituir os totens com câmeras de segurança por vasos de planta, alegando que os equipamentos não reduziram os furtos no entorno. O condomínio, que paga R$ 600 mensais pelo serviço, optou por suspender o contrato após sucessivos crimes e a falta de resposta das autoridades. “A ideia da polícia ser acionada automaticamente não acontece”, afirmou a gestora predial Janaína Kusieluskus.

Segundo o porteiro Julio Oliveira, os vasos funcionam como barreiras físicas, dificultando o acesso de criminosos que agem de bicicleta. A rotina de furtos continua intensa: de acordo com outro funcionário do prédio, dois celulares são levados por dia na porta do edifício. Os moradores agora pretendem instalar câmeras próprias, com monitoramento interno feito por funcionários do prédio.

Responsável por parte dos equipamentos instalados na cidade, o empresário Luciano Caruso rebateu as críticas. “O cliente que espera que a gente consiga resolver todos os problemas da cidade só com a instalação do totem, ele talvez tenha entendido errado o propósito”, disse. A região da Consolação registrou 4.276 furtos entre janeiro e maio deste ano — média de 28 casos por dia.