Moraes ordena bloqueio de perfis terroristas nas redes sociais
Na madrugada desta segunda-feira (9), o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o ministro Alexandre de Moraes, determinou que algumas redes sociais façam o bloqueio de 17 perfis de bolsonaristas, que foram condenados pelos atos terroristas aos Poderes neste domingo (8).
Com a decisão de Moraes, que também é ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), as empresas devem bloquear os canais, perfis e contas, em até duas horas, sob pena de multa diária de R$ 100 mil. As organizações também devem fornecer os dados cadastrais dos perfis à Suprema Corte.
A lista que foi divulgada pelo ministro revelou um total de 17 perfis: nove perfis no Instagram, três no Facebook, três no Twitter e dois no TikTok.
A decisão tomada pelo presidente do TSE atendeu a solicitação da Advocacia-Geral da União (AGU), “em face da prática de atos terroristas contra a democracia e as instituições brasileiras”.
Além disso, Moraes também determinou que o governador do Distrito Federal, o advogado Ibaneis Rocha (MDB), seja afastado imediatamente do cargo pelo prazo inicial de 90 dias. As forças de segurança do DF não contiveram terroristas bolsonaristas neste domingo em Brasília.
Em sua decisão, o ministro informou que “a omissão e conivência de diversas autoridades da área de segurança e inteligência ficaram demonstradas com a ausência do necessário policiamento, em especial do Comando de Choque da Polícia Militar do Distrito Federal”.
Veja a lista dos perfis:
- @robson_stenpim
- @verdeamarelobsb
- @perpetuaaguiar
- @drjoapaulomatosvet
- @fabriziocisnerosoficial
- @juliana.barrosz
- www.facebook.com/alex.quelhas
- www.facebook.com/palhocataon
- www.facebook.com/ismael01marques
- www.twitter.com/camileferrao
- www.twitter.com/bernardokuster2
- www.twitter.com/AugustoNPistola
TikTok
- @patriota.guilherme
- @fozcenteodomundo