Apoie o DCM

Moraes pede acesso ao PGR para divulgação de mensagens entre Aras e empresários bolsonaristas

Moraes pede acesso ao PGR para divulgação de mensagens entre Aras e empresários bolsonaristas

Nesta segunda-feira (29), o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, determinou que a Procuradoria-Geral da República (PGR) se manifeste em relação ao pedido de retirada do sigilo das mensagens enviadas em um grupo de WhatsApp entre o procurador-geral, Augusto Aras, e empresários bolsonaristas que defendem um golpe de Estado caso o ex-presidente Lula (PT) vença Bolsonaro (PL) nas eleições de outubro de 2022.

Na petição apresentada ao STF, os senadores Randolfe Rodrigues (Rede-AP), Renan Calheiros (MDB-AL), Humberto Costa (PT-PE) e Fabiano Contarato (PT-ES) argumentam que “o conhecimento público acerca dos temas tratados nas conversas é uma medida necessária, para que haja um escrutínio social e amplo das reais intenções de determinadas autoridades federais”.

Moraes afirmou que a PGR foi “intimada pessoalmente” da decisão com a entrega da decisão para a Assessoria de Apoio aos Membros da Procuradoria-Geral da República no STF.

De acordo com o site Jota, nos diálogos entre Aras e ao menos um empresário haveria críticas à atuação de Moraes, responsável por autorizar a operação da PF, e comentários sobre a candidatura de Jair Bolsonaro (PL) à Presidência.

As mensagens em questão foram divulgadas no último dia 17, por meio de uma reportagem do site Metrópoles. De acordo com o colunista do site que publicou a notícia, Guilherme Amado, as declarações foram enviadas em um grupo intitulado Empresários & Política, criado em 2021. Que além de ameaçar um golpe os empresários atacam frequentemente instituições brasileiras como o STF (Supremo Tribunal Federal), o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) e opositores da gestão do presidente Jair Bolsonaro (PL).

A PF cumpriu oito mandados de busca e apreensão contra os empresários bolsonaristas. Entre eles estão: os empresários Luciano Hang (Havan), Meyer Nigri (Tecnisa), Afrânio Barreira Filho (Coco Bambu), Ivan Wrobel (W3 Engenharia), José Isaac Peres (Multiplan), José Koury (Shopping Barra World), Luiz André Tissot (grupo Sierra) e Marco Aurélio Raymundo (Mormaii).

 

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clique neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link