Apoie o DCM

“Morango do amor” pode quebrar dentes e danificar aparelhos, alertam dentistas

Morango do amor – Foto: Reprodução

O Conselho Federal de Odontologia (CFO) fez um alerta sobre os riscos do “morango do amor”, bombom de morango envolto em calda de caramelo. O doce, que viralizou nas redes sociais, pode causar danos aos dentes, especialmente pela textura dura e pegajosa do caramelo. “Pacientes tiveram próteses ou contenções ortodônticas arrancadas por ficarem grudadas no caramelo que reveste o doce”, informou o conselho.

Para quem optar por consumir a sobremesa, o CFO recomenda cuidados específicos: cortar a casquinha caramelada com uma faca, usar os molares para mastigar e evitar morder partes muito espessas. “O ideal, no entanto, é usar uma faca para partir a casquinha caramelada e colocar pedaços pequenos dentro da boca, de forma que sejam minimizados os riscos”, orientou. O órgão também reforça a importância de escovar os dentes logo após o consumo, com atenção à limpeza interdental.

O conselho ainda faz um alerta aos pacientes com facetas, próteses, contenções ou aparelhos ortodônticos: alimentos duros e pegajosos devem ser evitados. “Dependendo do acidente, é possível haver danos irreversíveis aos dispositivos, que podem ser arrancados da boca por ficarem grudados ao doce”, explicou o CFO. Além disso, o consumo frequente de doces como o “morango do amor” pode contribuir para o surgimento de cáries devido ao alto teor de açúcar.