Apoie o DCM

Moro autoriza PF a abrir inquérito sobre sítio frequentado por Lula

Da Folha:

O juiz federal Sergio Moro autorizou a Polícia Federal a abrir um inquérito específico para tratar da suposta relação do sítio de Atibaia (SP) frequentado pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva “com a empresa OAS e outras empresas e pessoas investigadas na Operação Lava Jato”.

A PF quer abrir um inquérito próprio sobre a suposta ligação de empresas com a propriedade rural. A informação consta de ofício enviado a Moro, responsável pela condução da Lava Jato na 13ª Vara Federal de Curitiba (PR).

Em despacho de quinta-feira (4), Moro afirmou que não tem “óbice à efetivação do desmembramento requerido pela PF”, desde que o MPF (Ministério Público Federal) seja consultado e não se oponha.

O juiz explicou, no despacho, que o desdobramento das investigações “está sujeito a critérios discricionários da autoridade policial, sob o controle do MPF”.

Segundo a PF informou ao juiz, o novo inquérito “demanda necessário sigilo, já que o fato ainda está em investigação”. A PF pediu que os documentos da OAS relativos ao assunto sejam enviados para o futuro inquérito, que tramitará em dependência a outro inquérito já aberto.