Moro diz que condução coercitiva de Lula visou “preservar a imagem do ex-presidente”

Da Reuters:

O juiz federal Sergio Moro, que autorizou o mandado de condução coercitiva contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva como parte das investigações da operação Lava Jato na sexta-feira, lamentou neste sábado os confrontos ocorridos em manifestações contra e a favor de Lula e repudiou incitações à violência.

“Repudia este julgador, sem prejuízo da liberdade de expressão e de manifestação política, atos de violência de qualquer natureza, origem e direcionamento, bem como a incitação à prática de violência, ofensas ou ameaças a quem quer que seja, a investigados, a partidos políticos, a instituições constituídas ou a qualquer pessoa”, disse o juiz federal do Paraná em nota.

Manifestantes a favor e contra o ex-presidente fizeram protestos no aeroporto de Congonhas (SP), onde Lula depôs, e na frente de sua residência em São Bernardo do Campo e do Instituto Lula, também alvo de mandados de busca no âmbito das investigações. Houve confrontos entre os grupos rivais e a polícia interveio com cassetetes em alguns momentos.

Moro afirmou ainda na nota que a condução coercitiva faz parte de medidas investigatórias que visam apenas o esclarecimento da verdade, e não significa antecipação de culpa do ex-presidente.

Em seu despacho autorizando a Polícia Federal a levar Lula para prestar depoimento, o juiz concordou com a argumentação do Ministério Público Federal de que o mandado de condução coercitiva contra Lula era necessário por questões de segurança, já que um depoimento agendado do ex-presidente implicaria em maior chance de tumulto.

“Lamenta-se que as diligências tenham levado a pontuais confrontos em manifestação políticas inflamadas, com agressões a inocentes, exatamente o que se pretendia evitar”, acrescentou na nota deste sábado o juiz, responsável pelos processos da Lava Jato na primeira instância.

Lula foi levado para depor na sexta-feira sob suspeita de ser beneficiário de crimes envolvendo a Petrobras, aproximando ainda mais a investigação do atual governo.

Kiko Nogueira

Diretor do Diário do Centro do Mundo. Jornalista e músico. Foi fundador e diretor de redação da Revista Alfa; editor da Veja São Paulo; diretor de redação da Viagem e Turismo e do Guia Quatro Rodas.

Disqus Comments Loading...
Share
Published by
Kiko Nogueira

Recent Posts

Após morte de Joca, Gol se recusa levar pet em voo mesmo com decisão judicial

A Gol tem se recusado a levar uma cadela na cabine de um voo comercial…

35 minutos ago

Jovem sofre racismo e gordofobia durante jogo de queimada em colégio de Brasília

A família de uma jovem de 15 anos, matriculada no 9º ano do Colégio Pódion,…

40 minutos ago

Pleno emprego pode ameaçar economia, diz Campos Neto

Durante entrevista à CNN Brasil, o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, expressou preocupação…

53 minutos ago

Mais de 100 moradores de Candelária aguardam resgate nos telhados após temporal no RS

Mais de 100 pessoas estão ilhadas na cidade de Candelária após uma enchente causada pelos…

2 horas ago

“Quase apanhei”: ator da Globo briga no trânsito em São Paulo

Milhem Cortaz, de 51 anos, relatou nas redes sociais que se envolveu em uma briga…

3 horas ago

Eduardo Bolsonaro rebate acusações de ex-ministro no STF; entenda

O deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP), filho do ex-presidente Jair Bolsonaro, apresentou seus argumentos no Supremo…

3 horas ago