Moro está criando uma rede de proteção virtual para quando seu poder estiver ameaçado, diz especialista
Do Buzzfeed News:
Moro já havia usado o calendário quando entrou no Twitter, em abril do ano passado, e virou meme no mesmo instante. Mas se engana quem acredita que exista alguma ingenuidade na estratégia do ministro no uso das redes sociais.
Manoel Fernandes, diretor da empresa de análise de dados Bites, disse ao BuzzFeed News que Sergio Moro está adotando o modelo usado pelo presidente Jair Bolsonaro nas redes sociais para criar uma espécie de blindagem das tentativas que partem do próprio presidente de enfraquecê-lo.
O foco da disputa está no que Fernandes chama de “opinião pública digital”.
Moro ainda está longe dos 33,4 milhões de seguidores que Bolsonaro acumula nas redes sociais, mas Fernandes aponta que a rede pró-Moro está crescendo muito e de forma aparentemente orgânica. No Twitter ele possui 2 milhões de seguidores e sua recém-inaugurada conta do Instagram já tem quase 900 mil inscritos.
Na avaliação de Fernandes, Moro está conseguindo criar uma rede de proteção virtual que lhe defende sempre que seu poder parece ameaçado – que também é como Bolsonaro faz seu primeiro enfrentamento de críticas e questionamentos.
A rede de apoio a Moro cresceu quando Jair Bolsonaro quis trocar diretores da Polícia Federal, foi ampliada quando a criação do juiz de garantias foi sancionada e entrou em maior ebulição na recente discussão sobre a possibilidade de desmembrar o Ministério da Justiça e tirar de Moro a área de segurança pública.
(…)