Apoie o DCM

Moro pede desculpas ao STF por ‘polêmicas’ sobre grampos de Lula

Do Valor:

O juiz federal Sergio Moro, que comanda os processos da Operação Lava-Jato na primeira instância, pediu desculpas ao Supremo Tribunal Federal (STF) pelas “polêmicas e constrangimentos desnecessários” que o levantamento do sigilo das conversas telefônicas do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. “Jamais foi a intenção desse julgador, ao proferir a aludida decisão de 16/03, provocar tais efeitos e, por eles, solicito desde logo respeitosas escusas”, disse.

Quando foram divulgadas, as conversas gravadas entre Lula e a presidente Dilma Rousseff tiveram ampla repercussão e foram mote para acusações da oposição e manifestações anti-governo. Também comprometeu a posse de Lula na Casa Civil pela interpretação de que Dilma teria evitado a prisão do ex-presidente ao oferecer um posto no ministério, que tem prerrogativa de foro no STF.

Na semana passada, o ministro do STF, Teori Zavascki, determinou que Moro deveria prestar informações à Corte sobre a retirada do segredo de Justiça das investigações, por conta do envolvimento de autoridades com foro privilegiado, como ministros e parlamentares.

“Ainda que este julgador tenha se equivocado em seu entendimento jurídico e admito, à luz da controvérsia então instaurada que isso pode ter ocorrido, jamais, porém, foi a intenção desse julgador”, diz Moro. Ele afirmou ainda que “tem, em seu entendimento, agido, em geral, com cautela e prudência”.