Apoie o DCM

Moro perde Coaf e ganha Funai como prêmio de consolação

Do BuzzFeed

Moro

Apesar das declarações públicas do ministro Sergio Moro e do próprio presidente Jair Bolsonaro de que o Coaf (Conselho de Controle de Atividades Financeiras) deveria seguir no Ministério da Justiça, o órgão acabará migrando para a pasta da Economia, comandada por Paulo Guedes.

Entre os deputados do chamado centrão, que reúne partidos como PR, PP, DEM, PSD, além de outras siglas de médio porte, a alteração já é dada como certa e será feita no voto, por meio de uma emenda à medida provisória que criou a estrutura ministerial do governo Bolsonaro.

Além de tirar o Coaf de Moro, deputados do centrão disseram ao BuzzFeed News que também está certa a transferência da Funai (Fundação Nacional do Índio), hoje sob o comando de Damares Alves (Ministério da Mulher e Família), para a Justiça.

Nos bastidores, deputados dizem que com o Coaf a pasta de Moro concentrou poder demais. O Coaf é o órgão de inteligência financeira do governo federal. Atua na prevenção e no combate à lavagem de dinheiro, entre outros crimes.

(…)