Apoie o DCM

“Moro sofre maior derrota no STF e Lula eleva chance de anular condenações”, diz Kennedy Alencar

Silhueta de Sergio Moro
Imagem: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Da Coluna de Kennedy Alencar no UOL.

O ex-juiz Sergio Moro sofreu nesta terça-feira a sua maior derrota no Supremo Tribunal Federal com a decisão da Segunda Turma de permitir o compartilhamento de mensagens da Operação Spoofing com a defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Com placar de 4 a 1, a Segunda Turma do STF decidiu validar decisão do ministro Ricardo Lewandowski que permite acesso da defesa de Lula a conversas de integrantes da Lava Jato no aplicativo Telegram.

Os ministros Gilmar Mendes, Kassio Nunes Marques e Carmém Lúcia apoiaram o relator Lewandowski. Meio em cima do muro, algo constrangida, Cármen Lúcia começou a pular do barco da Lava Jato. Apenas Edson Fachin, relator da Lava Jato no STF, votou contra, o que já era esperado. Às 17h50, Gilmar Mendes lia o seu voto, que anunciara ser a favor do compartilhamento, e dava uma reprimenda no Ministério Público.

Em setembro de 2019, o STF impôs derrota a Moro quando decidiu que réus delatados poderiam apresentar as alegações finais após os réus delatores. Foi uma decisão que teve impacto sobre processos da Lava Jato, anulando atos do então juiz.

Em março de 2016, quando Moro divulgou ilegalmente o grampo de uma conversa entre a então presidente Dilma Rousseff e Lula, houve uma reprimenda de Teori Zavascki, à época ministro do STF. Mas Moro nunca respondeu por seu abuso de poder. O corporativismo do CNJ (Conselho Nacional de Justiça) o protegeu até o momento em que aceitou convite para ser ministro da Justiça do governo Bolsonaro.

A derrota de Moro no STF nesta terça-feira é a maior do ex-juiz porque pode atingir diretamente decisões suas contra Lula, o seu maior alvo, e expõe à opinião pública o método ilegal de atuação do então magistrado e de procuradores da República da força-tarefa da Lava Jato.

(…)