Morre ministro Paulo de Tarso Sanseverino, do STJ

O ministro Paulo de Tarso Sanseverino, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), morreu neste sábado (8) em decorrência de um câncer, aos 63 anos. O ministro estava na Corte desde 2010, após ser indicado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em seu segundo mandato.
Em nota, o tribunal informou que o velório será neste domingo (9), a partir das 10h, na capela do Cemitério São José, no Crematório Metropolitano de Porto Alegre. Na segunda-feira (10), o velório continuará a partir das 7h30, no auditório do Crematório Metropolitano. A última cerimônia está prevista para as 15h.
Juiz de carreira, o ministro era desembargador do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul desde 1999. Desde 2021, Sanseverino atuava no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) como ministro substituto.
O presidente do TSE, ministro Alexandre de Moraes, lamentou a morte de Paulo de Tarso e elogiou o trabalho do colega, a quem chamou de “competente” e “generoso”.
“O querido colega, que há mais de 12 anos atuou de forma brilhante no Superior Tribunal de Justiça (STJ), compartilhou conosco muitas de suas virtudes, como a retidão, empatia e extremo zelo pelo país. A Justiça brasileira é testemunha da competência e grandiosidade do nosso colega Paulo de Tarso Sanseverino. Em nome da Justiça Eleitoral, expresso profundo pesar e solidariedade aos familiares e amigos do grande magistrado, que tanto honrou a Justiça Brasileira”, disse Moraes em nota.