Apoie o DCM

Morre aos 65 anos Zita Carvalhosa, fundadora do Festival de Curtas Kinoforum

A produtora de cinema Zita Carvalhosa. Foto: Divulgação

Morreu nesta terça-feira (22) a produtora de cinema Zita Carvalhosa, reconhecida por seu papel fundamental na divulgação e valorização do curta-metragem no Brasil. Ela foi a criadora do Festival Internacional de Curtas-metragens de São Paulo, o Curta Kinoforum, que ocorre anualmente desde 1990. Ela estava em tratamento contra um câncer e a notícia de sua morte foi confirmada pelo cineasta Francisco Cesar Filho.

Zita Carvalhosa nasceu em fevereiro de 1960 e se formou em cinema pela Universidade Paris III, na França. Ao longo de sua carreira, ela foi uma grande defensora da produção e exibição de curtas-metragens no Brasil, atuando como curadora do Museu da Imagem e do Som (MIS) de São Paulo entre 1988 e 1995.

Durante sua gestão no MIS, ela contribuiu para a promoção dos curtas nacionais, aproveitando a Lei do Curta, que obrigava cinemas a exibir curtas brasileiros antes dos filmes estrangeiros. Além de sua contribuição ao cinema independente, Carvalhosa dirigia desde 1983 a produtora Superfilmes, que foi responsável por diversos longas e curtas premiados, incluindo “Carvão” (Carolina Markowicz) e “Anjos da Noite” (Wilson Barros).

Ela também foi responsável pela produção da série documental “O Povo Brasileiro”, que ganhou o Grande Prêmio Cinema Brasil em 2001, de Isa Ferraz.