Morre aos 73 anos o escritor baiano João Ubaldo Ribeiro
O escritor João Ubaldo Ribeiro, de 73 anos, 7º ocupante da cadeira 34 da Academia Brasileira de Letras, morreu em casa na madrugada desta sexta-feira, no Leblon.
De acordo com a secretária de Ubaldo Ribeiro, Valéria dos Santos, o escritor foi vítima de embolia pulmonar.
“Ele sentiu falta de ar durante a noite. Dona Berenice (Berenice de Carvalho Batella Ribeiro, mulher do autor) e Chica (uma de suas filhas) tentaram pedir ajuda médica, mas não houve tempo para socorrê-lo. Foi uma morte súbita. Elas estão muito chocadas”, diz.
Autor de clássicos da literatura brasileira como “Sargento Getúlio” (1971) e “Viva o povo brasileiro” (1984), Ubaldo Ribeiro recebeu o Prêmio Camões, maior honraria da literatura em língua portuguesa, em 2008. Ele foi eleito para a ABL em 1993 para ocupar a cadeira número 34, no lugar do jornalista e escritor Carlos Castello Branco (1920-1993).
“Foi uma surpresa, um choque para a academia”, disse Geraldo Holanda Cavalcanti, presidente da ABL. “Ele estava muito bem disposto, em um momento de plena produção literária. É uma grande perda para as letras. Ele renovou a literatura brasileira. Com a publicação de ‘Viva o povo brasileiro’, ele inaugurou uma nova etapa do nosso romance. É um momento bastante doloroso, logo depois da perda de outro grande, o Ivan Junqueira” (jornalista,poeta e crítico literário morto no último dia 3).
“Viva o povo brasileiro” ganhou o prêmio Jabuti em 1984. O livro, recheado de humor, recria quase quatro séculos da história do país, incluindo episódios marcantes, como a Guerra do Paraguai e a Revolta de Canudos, a partir da vida de personagens anônimos do povo brasileiro.
SAIBA MAIS