Morre aos 81 anos “Unabomber”, o mais famoso terrorista dos EUA

Morreu, neste sábado (10), Theodore John Kaczynski aos 81 anos. Ele foi o mais famoso terrorista doméstico dos EUA. Era conhecido como ‘Unabomber’, apelido dados pelos agentes do FBI que estiveram envolvidos em toda a história de investigação e captura do criminoso.
Kaczynski morreu em sua cela, numa penitenciária federal do estado da Carolina do Norte, nos EUA, onde cumpria pena de prisão perpétua. A direção do presídio e o governo dos EUA não informaram a causa de sua morte.
Entre 1978 e 1995, ‘Unabomber’ cometeu dezenas de atentados com cartas-bomba, que deixaram três mortos e 23 feridos. Classificando-se como um “ecoanarquista”, ele tinha como alvo sempre figuras ligadas às ciências, à tecnologia, à academia e às grandes corporações comerciais, a quem atribuía os grandes problemas da humanidade, já que seriam responsáveis por uma forma deletéria de se viver. Ele também cometeu ataques a voos comerciais, embora não tenha derrubado nenhum avião.
Theodore foi preso em 1996 após 15 anos fugindo das autoridades estadunidenses. A polícia o capturou no estado americano de Montana, onde ele vivia isolado em uma cabana nas montanhas.