Apoie o DCM

Morre aos 91 anos o médico Elisaldo Carlini, pioneiro no uso medicinal da maconha

Elisaldo Luiz de Araujo Carlini – Foto: Arquivo/Unifesp

O médico e pesquisador Elisaldo Luiz de Araujo Carlini, maior especialista no uso medicinal e científico da maconha no Brasil, faleceu nesta quarta-feira (16) aos 91 anos. A causa da morte não foi divulgada.

Segundo informações da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, o pesquisador estava internado. Ele deixa esposa, a docente da Unifesp, Solange Nappo, filhas e netos.

Em 2018, Carlini foi intimado a depor à polícia de São Paulo, acusado de fazer apologia ao crime. Após a intimação, a comunidade científica mundial saiu em sua defesa por meio de manifesto que evidenciava o pionerismo de Carlini, um cientista premiado internacionalmente, por ter desenvolvido, ainda na década de 1970, pesquisas que caracterizaram a ação anti-convulsivante da maconha.

‘A ausência desse protagonista que revolucionou a farmacologia deixa a tristeza, mas também o eterno reconhecimento do trabalho realizado por ele em prol da medicina canabinoide. Graças ao trabalho deste brasileiro, hoje toda a comunidade médica e científica dispõe das principais informações para saber que o canabidiol, a ciência e a informação, podem fazer a diferença na vida de milhões de pessoas com doenças de difícil tratamento’, diz nota de pesar emitida pela HempMeds.